fbpx
Pular para o conteúdo

Saiu o edital do MPU

E agora? Como estudar todo o edital?

As matérias de Direito Administrativo e Direito Constitucional estão presentes nos conhecimentos específicos dos cargos tanto de técnico como de analista.

Faça o download gratuito do capítulo de Atos Administrativos e saiba como organizar seus estudos de maneira prática, leve e eficaz. Acesse aqui!

 

Vamos replicar algumas informações importantes divulgadas pelo portal Notícias Concursos aqui para vocês, fiquem por dentro:

O tão esperado edital do concurso público do Ministério Público da União foi publicado (EDITAL Concurso MPU 2018) para o provimento de 47 vagas efetivas e a formação de cadastro de reserva em cargos de ensino médio e superior do órgão. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) tem a responsabilidade do certame.

edital do concurso MPU 2018 conta com 36 vagas efetivas para o cargo de Analista do MPU – Especialidade: Direito e 11 vagas para o cargo de Técnico do MPU – Especialidade: Administração. Em ambos os casos há formação de cadastro reserva para contratação conforme necessidade. Além disso, haverá reserva de oportunidades para os deficientes e negros.

As vagas de Analista do Edital do Concurso MPU são destinadas aos Estados do Amazonas (03 vagas + CR), Amapá (01 vaga + CR), Bahia (02 vagas + CR), Distrito Federal (03 vagas + CR), Espírito Santo (01 vaga + CR), Goiás (01 vaga + CR), Mato Grosso do Sul (02 vagas + CR), Mato Grosso (03 vagas + CR), Pará (03 vagas + CR), Rio de Janeiro (02 vagas + CR), Rondônia (03 vagas + CR), Rio Grande do Sul (03 vagas + CR) e Santa Catarina (01 vaga + CR).

As vagas de Técnico do  Edital do Concurso MPUsão destinadas aos Estados do Acre (01 vaga + CR), Amapá (01 vaga + CR), Distrito Federal (04 vagas + CR), Minas Gerais (02 vagas + CR), Rio de Janeiro (01 vaga + CR) e Rio Grande do Sul (02 vagas + CR).

As avaliações serão aplicadas em todos os Estados e no DF.

Inscrição Edital Concurso MPU 2018

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 10 horas do dia 23 de agosto e 18 horas do dia 10 de setembro de 2018, no endereço eletrônico oficial da organizadora do concurso. A taxa de inscrição custará:

R$55,00 para Técnico do MPU; e

R$60,00 para Analista do MPU

Etapas Edital Concurso MPU 2018

concurso MPU 2018 compreenderá as seguintes fases, de responsabilidade do Cebraspe:

a) provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; e

b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para o cargo de Analista do MPU -Especialidade: Direito

As provas objetivas, a prova discursiva, a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência e o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros serão feitas nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

Provas Edital Concurso MPU 2018

As provas objetivas e a prova discursiva para o cargo de Técnico e Analista do MPU terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 21 de outubro de 2018, no turno da manhã.  As provas objetivas para o cargo de Técnico do MPU terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 21 de outubro de 2018, no turno da tarde.

Na data provável de 8 de outubro de 2018, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na internet, no endereço eletrônico oficial, o edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico da organizadora, a partir das 19 horas da data provável de 23 de outubro de 2018 (horário oficial de Brasília/DF).

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120,00 pontos e abrangerão os objetos de avaliação constantes no edital. Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Conhecimentos Básicos
  • Língua Portuguesa;
  • Acessibilidade;
  • Ética no serviço público;
  • Legislação aplicada ao MPU; e ao
  • CNMP.
Conhecimentos Específicos – Técnico
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Administração;
  • Noções de Arquivologia;
  • Noções de Administração Orçamentária, financeira e orçamento.
Conhecimentos Específicos – Analista
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Processual do Trabalho;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Penal (lista de espera para o NOVO Manual da Aprovação de Penal, aqui);
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Penal Militar;
  • Direito Processual Penal Militar.

Déficit é de mais de 1,8 mil servidores

A necessidade de abertura do edital é refletida no número de cargos vagos do órgão. De acordo com o relatório do portal da transparência, o MPU fechou o primeiro semestre com um déficit de 1.844 servidores. O maior quantitativo é para o ramo do Ministério Público Federal (MPF), com carência de 1.674 servidores.

De acordo com o documento, do quantitativo de postos vagos, 1.713 são para os dois cargos que o MPU pretende abrir novo certame (técnico em administração e auxiliar de direito), o que representa quase 93% do total. O cargo que apresenta a maior vacância é o de Analista de Direito do MPF, com 1.108 postos vagos. Além disso, falta servidores nos cargos de Técnico em Administração do MPF (482 cargos vagos), Técnico em Administração do Ministério Público do Trabalho – MPT (39), Analista de Direito – MPT (31), Técnico em Administração do Ministério Público Militar – MPM (11), Analista de Direito do MPM (01), Técnico em Administração do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT (25) e Analista de Direito do MPDFT (16).

Convocações de até 9 mil aprovados

edital de concurso do Ministério Público da União 2018 contará com duas vagas imediatas, sendo uma de técnico de administração e outra para analista em Direito. No entanto, o órgão fará cadastro reserva com até 9.150 aprovados, sendo 5.150 técnicos e 4 mil analistas, conforme dados que estão na proposta entre o organizador e o MPU.

Em 2013, o concurso do MPU contou com 147 vagas, sendo 109 para o nível médio e 38 para o superior. Apesar disso, o número de contratações foi infinitamente superior. Acontece que foram realizadas nada menos que 4.153 convocações, sendo 2.609 de técnico administrativo (nível médio) e 1.544 de analistas da área de Direito.

Fonte: Notícias Concursos

[button style=”btn-primary” url=”http://gabrielaxavier.com.br/audio-aulas-cadastro/”]Acessar ÁUDIO AULAS GRATUITAS[/button]

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO SE VOCÊ VAI FAZER ESSE CONCURSO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *