Hoje eu quero refletir sobre algo com vocês: Qual o caminho que a maioria dos concurseiros adota? Estudar a matéria descrita no edital.
Aos longo desses 10 anos nos quais atuo como professora nos Cursos Preparatórios para Concurso, acompanhei a trajetória de vários alunos e percebi que, na maioria da vezes, aqueles que alcançavam a aprovação não eram aqueles que se esgotaram no estudo do edital completo. E sim, aqueles que souberam priorizar os pontos mais importantes do edital. Por isso, hoje, quero inverter esse pensamento com vocês, vejam se faz sentido…
Para saber se de fato você está estudando o que realmente cai na prova da sua banca, você precisa saber o que é cobrado nas questões. Anote essas 5 dicas:
1º) Organize seu tempo: 60% das horas de estudo devem ser gastas na resolução de questões de prova e 30% com o estudo do conteúdo da matéria.
2º) Elabore uma estratégia e um planejamento baseado nas questões de prova. Analise as provas dos anos anteriores e anote os assuntos cobrados.
3º) Após identificar o padrão dos assuntos mais importantes, comece a estudar pelas matérias mais cobradas.
4º) Depois de ler um material sucinto dessas matérias, é hora de resolver as questões.
5º) Cuidado com a CURVA DO ESQUECIMENTO. Faça os resumos de palavras-chave do assunto estudado todos os dias.
Como vocês sabem, o Manual da Aprovação traz no próprio texto as questões relacionadas ao conteúdo, bem como, traz as FRASES PODEROSAS – frases que respondem ao mais número de questões encontradas com base na análise de mais de 30 mil questões (feitas por mim) – estatisticas dos aspectos mais cobrados nas provas para fins de facilitar o seu estudo, reduzir o seu esforço e acelerar a sua aprovação.
Saiba o que realmente cai em sua prova!
Otimize seus estudos!
Prof. Gabriela Xavier